Além do último continente, na remota ilha Windbark, o mergulho é uma tradição ancestral. Durante um rito de passagem celebrado no solstício de verão, os mergulhadores competem para recuperar a pedra sagrada da aldeia. O mais velho o joga do topo do penhasco, e a pedra leva os contendores pelo título de “herói” até as profundezas do oceano, auxiliados em sua busca por amigáveis tartarugas marinhas e raias manta.
No entanto, para recuperar a pedra, eles precisarão evitar perturbar os tubarões que habitam o oceano. Bem-vindo ao Dive.
O jogo é executado simultaneamente para todos os mergulhadores. Eles devem programar seus mergulhos secretamente. Ao observar as cartas Oceano empilhadas, eles tentam perceber em que profundidades encontrarão tartarugas marinhas e raias prontas para ajudá-los, assim como tubarões que eles não querem perturbar. Cada um deles tem tokens aéreos que usarão para programar suas ações. O mergulhador que recupera a pedra sagrada vence.
Dive explora a noção de percepção, a capacidade dos mergulhadores de observar o oceano através de um baralho de cartas transparentes e de se beneficiar dele (“Preciso evitar esse tubarão, mas está na terceira ou na quarta carta?”).